terça-feira, 24 de julho de 2012

A AULA DE BIODANZA


Uma aula de Biodanza se constitui de duas partes: Teórica e Vivencial. A parte teórica tem por objetivo criar a motivação para dançar e por o Sistema da Biodanza dentro de um contexto teórico e filosófico amplo e profundo. Na abordagem teórica enfatizamos que a Biodanza não é somente um conjunto de exercícios com músicas ou um sistema convencional de expressão das emoções, mas uma nova visão do mundo, um processo de mudança e desenvolvimento das potencialidades humanas. Se trata de aprender a “dançar a vida” e descobrir o prazer de viver.

A parte prática de uma aula de Biodanza também é chamada Vivência e consiste em uma seqüência de exercícios de Biodanza que devem realizar-se depois da parte teórica. Cada exercício induz a uma vivência singular. A parte prática ou “vivência de Biodanza” é, na realidade, uma seqüência de diferentes e breves vivências singulares, deflagradas por exercícios e suas respectivas músicas.

A indução freqüente de determinados tipos de vivências, reorganizam as respostas frente a vida. A ação reguladora dos exercícios não se exerce sobre o córtex cerebral, senão sobre a região límbico-hipotalâmica, centro regulador das emoções. As vivências estão classificadas em cinco grandes conjuntos expressivos do potencial humano:

Vitalidade           Saúde, energia, descanso e reparação.
Sexualidade        - Despertar o prazer de viver, as preferências.
Criatividade        - Construção da própria vida como obra de arte e renovação existencial.
Afetividade         Amor, abertura sensível e estética à diversidade dos seres vivos.
Transcendência   Acesso ao êxtase e ao maravilhoso.
                           Reincorporação da sacralidade do cotidiano.                               
                           
Considerando que as sessões de Biodanza produzem efeitos prolongados, que se estendem por vários dias, é necessário realizá-las com intervalos de uma semana. Deste modo, se garante o tempo necessário para assimilação dos efeitos. Por isso, a freqüência de um grupo regular de Biodanza é de uma vez por semana, com carga horária de 2 horas.

A ação da Biodanza tem por objetivo elevar a qualidade de vida. Desta forma, a freqüência ao grupo regular semanal vai possibilitar o desenvolvimento de um processo de crescimento evolutivo que permite a realização deste objetivo.

A Biodanza nos convida a participar de uma nova concepção de vida, mais criativa e afetiva, onde a alegria de viver e uma nova sensibilidade frente a vida, nos conduzem a saúde e a supervivência.

Também aprofundamos as vivências em JORNADAS (um dia inteiro) e MARATONAS (durante um final de semana).


Nenhum comentário:

Postar um comentário